Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Relações familiares e sua interferência nos negócios da empresa

há 6 anos

Gerenciar uma empresa familiar não é tarefa fácil, principalmente quando as relações familiares interferem diretamente sobre os negócios. Situações cotidianas das famílias como casamento, nascimento, criação e educação dos filhos e o envelhecimento de seus membros normalmente influenciam no desempenho das empresas. Isso porque, com o passar dos anos, a família vai crescendo, as despesas pessoais vão aumentando e, muitas vezes, as receitas geradas pela empresa não conseguem sustentar toda essa demanda. Portanto, de forma geral, a maioria das empresas familiares passa por quatro estágios sequenciais, regidos pelo envelhecimento biológico de seus membros.

No primeiro estágio da jovem família empresária, o aspecto pessoal é marcado pelo casamento e pelos primeiros anos de vida dos filhos. Nessa fase, fará parte dos planos do casal iniciar uma atividade empresarial, de forma que tempo, energia e dinheiro poderão ser escassos, o que exigirá muito esforço de ambos para que o negócio se desenvolva.

No decorrer dos anos, os pais enfrentam o desafio de preparar seus descendentes para as melhores oportunidades de sucesso quando adultos. Contudo, nas famílias empresárias o desafio é um pouco diferente, porque em meio a todas as alternativas que os jovens adultos possuem diante de si, existe uma oportunidade específica que precisa ser aceita ou rejeitada: trabalhar nos negócios da família, momento que pode representar o segundo estágio, da entrada na empresa familiar.

O terceiro estágio, descrito como trabalho em conjunto, é identificado quando 1a e 2a gerações da família dividem o mesmo espaço dentro da empresa, somando esforços para potencializar o sucesso do negócio. Nessa fase, como muitos conflitos podem vir à tona em razão do convívio diário, é importante que haja uma boa comunicação entre os familiares e ferramentas de mediação, para que eventuais divergências sejam resolvidas de maneira produtiva e não destrutiva.

E por fim, o quarto e mais delicado estágio, conhecido como a passagem do bastão é marcado por um choque de forças opostas: a dificuldade da geração mais velha em sair da empresa e a da geração mais nova em esperar. Existe de fato um grande temor do fundador de perder a estatura heroica alcançada ao longo de anos de dedicação à empresa e com ela também perder status, poder e outras recompensas que a posição lhe proporciona.

Para evitar surpresas desagradáveis, é importante que membros de empresas familiares se antecipem aos acontecimentos e já deixem tudo escrito e organizado de forma muito transparente, para que as próximas gerações conduzam com maestria as empresas e os negócios deixados pela família.

AUTORES:

Monique de Souza PereiraMembro do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares – FGV/SP e associada do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É advogada e consultora de empresas de controle familiar no escritório Souza Pereira Advogados em Curitiba.

Nelson Luiz Paula de OliveiraAdministrador, coordenador do Capítulo Paraná do IBGC; Especialista em Governança Corporativa e Familiar com Certificação pelo IBGC. Conselheiro Fiscal do IBEF Paraná. Atua como Consultor nas áreas econômico-financeira e estratégica de diversas empresas.

Fonte: Diário Indústria & Comércio/PR

Conheça os nossos outros artigos, acessando:

https://souzapereira.com.br/imprensaepublicacoes/

  • Publicações34
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações190
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relacoes-familiares-e-sua-interferencia-nos-negocios-da-empresa/630933823

Informações relacionadas

Gabrielle Gontijo, Advogado
Artigoshá 6 anos

O Direito de Família e as Empresas Familiares

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 3 anos

Legado ou Herança? Qual a diferença?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)