Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Você sabia que contribuintes do ICMS têm direito a restituição do imposto pago a maior nos casos de substituição tributária?

há 7 anos

O Supremo Tribunal Federal reconheceu, no julgamento do Recurso Extraordinário 593849, relatado pelo Ministro Edson Fachin e publicado em 31 de março de 2017, que o contribuinte de ICMS em regime de substituição tributária tem direito à diferença entre o valor do tributo recolhido antecipadamente e aquele realmente devido no momento da venda.

Explica-se: no regime de substituição tributária ocorre uma previsão da base de cálculo sobre a qual incide o ICMS. Ocorre que, muitas vezes, a base de cálculo real no momento da venda acaba por ser inferior àquela presumida. Anteriormente a essa nova decisão do STF, o entendimento jurisprudencial era de que o contribuinte não tinha direito à restituição da diferença entre o valor presumido e o valor real da base de cálculo.

Modificando o entendimento anterior, para fins de repercussão geral, foi fixada pelo STF a seguinte tese: “É devida a restituição da diferença do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago a mais no regime de substituição tributária para a frente se a base de cálculo efetiva da operação for inferior à presumida”.

Entendeu-se no julgamento que o novo entendimento passaria a viger apenas para os casos futuros e para os casos que já estavam sob análise judicial.

Equipe do Souza Pereira Advogados

SOUZA PEREIRA ADVOGADOS - CURITIBA

TEL: (41) 3077-9001 - CEL: (41) 99804-2442

  • Publicações34
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações791
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-sabia-que-contribuintes-do-icms-tem-direito-a-restituicao-do-imposto-pago-a-maior-nos-casos-de-substituicao-tributaria/510469172

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Em caso de venda do CGC quem tem direito à restituição? O dono antigo que foi quem pagou à maior ou o dono atual? continuar lendo